Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

RESPONSABILIDADE SOCIAL DO EDUCADOR



Nosso processo didático deve estar comprometido com a prática social, isto é, formar os alunos para que sejam inseridos em uma sociedade em constante transformação, para que se torne um cidadão com pensamento independente e ético nessa sociedade moderna.

O mundo se apresenta transformador e no ambiente escolar não é diferente, onde as atitudes de respeito e tolerância precisam ser estimuladas, pois os indivíduos interagem diariamente. Utilizar nossa sensibilidade para trocar experiências, favorece a aproximação com o aluno, que retribui produzindo conhecimento.









O papel do professor é o de conduzir a assimilação dos conhecimentos adquiridos, proporcionando com isso o desenvolvimento das habilidades dos alunos, além disso, os professores possuem outras atribuições, uma delas é a responsabilidade social.

Educar para uma prática cidadã contribui para a formação de todo indivíduo, isso pode nortear os caminhos do homem e seu semelhante nas crises sociais. Ser capaz de ter uma consciência ética nos permite enxergar as falhas e a total ausência dos valores, tão esquecidos atualmente, e buscar uma transformação radical para que pessoas não possam ser mais prejudicadas em função da imoralidade de outras.
As capacidades que os alunos aprimoram, encaminham-se para um senso crítico, provenientes do processo de reflexão, onde se tornarão indivíduos formadores de opiniões e estarão preparados para serem inseridos nos vários setores de uma sociedade competitiva, aonde os desafios são muitos.

Devido a isso, o professor precisa estar em constante atualização e capacitado para acompanhar as mudanças que ocorrem e estão atreladas ao processo educativo, que sofre constantemente reformulações, e com novas tendências pedagógicas.


Buscar um equilíbrio entre as diferenças individuais, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, e procurando integrar a cultura de cada um é um dos grandes desafios do professor de hoje.









Crédito da imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário