Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

UM MOVIMENTO IDEOLÓGICO: O NACIONALISMO



O Nacionalismo foi o pontapé inicial que culminou com o surgimento de novas idéias pedagógicas, com a propagação da universalização do Ensino nos setores menos favorecidos. Com a 1ª República ocorreram mudanças de ordem sociais, políticas, econômicas e educacionais, onde trouxe modificações, que conduziram a novas necessidades para a população, como a escolarização.

Movimentos nacionalistas conduzidos pelos intelectuais, apresentaram a possibilidade do surgimento de um novo homem. Nesse período o papel da Educação alavanca socialmente uma grande parte da população que está desvinculada, deixada à margem, pois se entende que a escolarização traz o progresso 
de um País.


A Educação é sem dúvida alguma a forma de minimizar a desigualdade social.


Com uma base intelectual formada pelo Taylorismo, Fordismo e Psicologia Aplicada, os métodos científicos ganham espaço, e os valores sociais e morais adequados norteiam o senso de disciplina.


A Reforma Sampaio Dória, teve grande destaque na história da renovação do Ensino, pois mobilizou um grande número de especialistas em Educação, que encontraram lugar para organizar a política de intervenção pública com técnicas pedagógicas.


Essa irradiação do movimento pedagógico trouxe mudanças, simbologias na história política e cultural do Brasil, mas também houve dúvidas dos intelectuais em manter-se na elite ou apoiar o povo que clama por direitos civis e sociais.


A luta pela expansão escolar teve a sua vitória, mas como toda situação houve os prós e os contras, Devido ao acelerado crescimento da procura pela instrução, houve deficiência em atender toda a demanda, com isso comprometeu consideravelmente a qualidade do ensino, como todo brasileiro merece. Isto é, a aprendizagem tem que ser acessível a todos igualmente, como instrumento da propagação de valores humanos e respeito pela diversidade, para a formação de nossa cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário