Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 18 de março de 2013

SAÚDE DA MULHER: TPM, SDM, SDPM




HOJE IREMOS FALAR  DE UM PROBLEMA QUE AFETA VÁRIAS MULHERES NO MUNDO MODERNO, HÁ QUEM DIGA QUE É FRESCURA, QUE AS MULHERES ANTIGAMENTE NÃO PASSAVAM PELO PROBLEMA, ETC E ETC...

VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE ESSAS TRÊS SIGLAS RELACIONADAS COM O COMPORTAMENTO DAS MULHERES E QUE INTERFEREM EM SEU COTIDIANO.


A PRIMEIRA SIGLA TODOS CONHECEM, E QUEM NÃO CONHECE UM DIA VAI CONHECER, A SEGUNDA É A SIGLA EQUIVALENTE À PRIMEIRA, PORÉM DE TEOR MAIS TÉCNICO, E A ÚLTIMA É A FORMA MAIS SEVERA DESSE PROBLEMA.



ESSES QUADROS SÃO EXCLUSIVOS DAS MULHERES EM PERÍODO FÉRTIL, QUE MENSTRUAM. PORÉM, ACOMETEM TODOS QUE SE RELACIONAM COM ELAS. FALAREMOS DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM), QUE É SINÔNIMO DE SÍNDROME DISFÓRICA PRÉ-MENSTRUAL (SDPM).

O NOME DE SÍNDROME É MAIS CORRETO PORQUE, NA VERDADE, O QUADRO É COMPOSTO POR DIVERSOS SINTOMAS E SINAIS. AS MULHERES SEMPRE TIVERAM ESSAS VARIAÇÕES EM SEUS CORPOS, PORÉM ANTIGAMENTE, QUANDO A MULHER BRIGAVA EM CASA, QUEM SOFRIA ERA O MARIDO E AS CRIANÇAS, OS FAMILIARES.

HOJE EM DIA, COM A ENTRADA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO, QUANDO ELA APRESENTA ALTERAÇÕES FÍSICAS OU PSÍQUICAS E PREJUDICA A PRODUÇÃO DO SEU TRABALHO, MUITAS PESSOAS ACABAM SOFRENDO AS CONSEQUÊNCIAS DA TPM/SPM. IMAGINE UMA MÉDICA PRECISANDO EXECUTAR UMA CIRURGIA, OU UMA JUÍZA CONDENANDO UMA PESSOA QUANDO ESTÁ EM TPM. OU UMA LINHA DE PRODUÇÃO QUE DEPENDE DO TRABALHO SINCRONIZADO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS E NO MEIO DELA ESTÁ UM SER COM TPM.
COM ESSA FUNÇÃO A MAIS DA MULHER NA SOCIEDADE AS ALTERAÇÕES DA TPM/SDM FICARAM VALORIZADAS.

A TPM/SDM OCORRE COM A MAIORIA DAS MULHERES, SURGINDO SINAIS COMO DORES, INCHAÇOS, E SINTOMAS COMO IRRITABILIDADE, AGRESSIVIDADE, TRISTEZA, CANSAÇO, CHORO FÁCIL. PARECEM SER MAIS COMUNS OS SINTOMAS FÍSICOS MAIS FREQUENTES NAS MULHERES MAIS JOVENS, NO COMEÇO DAS MENSTRUAÇÕES, E OS SINTOMAS PSÍQUICOS NAS MULHERES DE TERCEIRA E QUARTA DÉCADAS DE VIDA.

NÃO SE SABE BEM AO CERTO AS CAUSAS E AS ORIGENS DA TPM/SDM. MAS PERCEBE-SE A AÇÃO IMPORTANTE DA HISTÓRIA FAMILIAR (GENÉTICA), DOS HORMÔNIOS SEXUAIS FEMININOS, E DOS FATORES EXTERNOS AO ORGANISMO FEMININO, COMO ESTRESSE PSICOLÓGICOS E FÍSICOS, AS PESSOAS QUE TEM MULHERES COM TPM/SDM NA FAMÍLIA TEM MUITO MAIS CHANCE DE TER O PROBLEMA. SABE-SE QUE OS HORMÔNIOS SEXUAIS FEMININOS, PRINCIPALMENTE PROGESTERONA, INTERFEREM NA PRODUÇÃO DE NEUROTRANSMISSORES CEREBRAIS, FACILITANDO O DESENVOLVIMENTO DOS SINTOMAS PSÍQUICOS DA TPM/SDM. E POR FIM, MULHERES QUE PASSAM POR PERÍODOS DE PROBLEMAS FAMILIARES, DOENÇAS, DIFICULDADES ECONÔMICAS, PRESSÃO NO TRABALHO, TENDEM A SOFRER MAIS DO PROBLEMA.

A SDPM É UMA SITUAÇÃO EM QUE OCORRE MAIOR COMPROMETIMENTO DA VIDA NORMAL DA MULHER (SERIA UMA FORMA GRAVE DA TPM/SDM), E PODE SER CARACTERIZADA ATRAVÉS DA PRESENÇA DE PELO MENOS CINCO FATORES DOS ABAIXO DESCRITOS, COM PELO MENOS UM DOS QUATRO PRIMEIROS:

- HUMOR DEPRIMIDO, SENTIMENTOS DE FALTA DE ESPERANÇA OU PENSAMENTOS AUTODEPRECIATIVOS;
- ACENTUADA ANSIEDADE, TENSÃO, SENTIMENTO DE ESTAR COM  "NERVOS À FLOR DA PELE";
- INSTABILIDADE AFETIVA ACENTUADA;
- RAIVA OU IRRITABILIDADE PERSISTENTE E ACENTUADA OU CONFLITOS INTERPESSOAIS AUMENTADOS;
- DIMINUIÇÃO DO INTERESSE PELAS ATIVIDADES HABITUAIS;
- SENTIMENTO SUBJETIVO DE DIFICULDADE EM CONCENTRAR-SE;
- CANSAÇO, FADIGA FÁCIL OU ACENTUADA, FALTA DE ENERGIA;
- ACENTUADA ALTERAÇÃO DO APETITE, EXCESSOS ALIMENTARES OU AVIDEZ POR DETERMINADOS ALIMENTOS;
- HIPERSONIA (AUMENTO DO SONO) OU INSÔNIA;
- SENTIMENTO SUBJETIVO DE DESCONTROLE EMOCIONAL;
- OUTROS SINTOMAS FÍSICOS, COMO SENSIBILIDADE OU INCHAÇO DAS MAMAS, CEFALÉIA, DOR ARTICULAR OU MUSCULAR, SENSAÇÃO DE "INCHAÇO GERAL" E GANHO DE PESO.

É MUITO IMPORTANTE PASSAR POR AVALIAÇÃO MÉDICA PARA QUE SEJA FEITO DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL OUTRAS DOENÇAS QUE POSSAM TRAZER SINTOMAS SEMELHANTES AO DA TPM/SDM.

EXISTEM DIVERSOS MEIOS DE TRATAMENTO, CADA CASO TENDO UM MAIS ADEQUADO. MAS PARA TODOS OS CASOS VALE O CUIDADO EM SE BUSCAR TER COMPORTAMENTO EMOCIONAL MAIS REGRADO, EVITAR ALIMENTOS EM GERAL E FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS, DE PREFERÊNCIAS AERÓBICOS.






ARTIGO EXTRAÍDO DO SEMANAL A TRIBUNA SUDOESTE - EDIÇÃO 2307 - ANO 44 - CAPÃO BONITO, 08 DE MARÇO DE 2013, Pág.04.

Dr. Sérgio Nobuo Konno
Graduação e residência médica em otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Instrutor de primeiros-socorros e suporte básico de vida.








Crédito da imagem:
http://www.behaving.com.br/wp-content/uploads/2012/08/TPM.jpeg

Para saber mais sobre TPM:
http://drauziovarella.com.br/mulher-2/tensao-pre-menstrual-2/


Nenhum comentário:

Postar um comentário