Pesquisar este blog

domingo, 10 de fevereiro de 2013

ANSELMO DUARTE





BIOGRAFIA DE ANSELMO DUARTE
*21 de Abril de 1920
+07 de Novembro de 2009



Comumente os diretores (as) de filmes não são muito conhecidos (as) do grande público comum, pois muitas vezes a mídia foca mais nos atores e atrizes. Devido a isso vamos conhecer um pouco mais sobre o diretor, roteirista e ator brasileiro Anselmo Duarte.

Anselmo Duarte Bento nasceu em Salto (interior de São Paulo) em 21 de Abril de 1920, e desde pequeno viu-se envolvido pela sétima arte, trabalhando nos cinemas, mas precisamente na projeção, em uma época que tudo era feito de forma bem rudimentar.

Antes de entrar definitivamente para o show business, Anselmo Duarte trabalhou em outros empregos: como datilógrafo, contador e até dançarino. Já morando no Rio de Janeiro trabalhou como figurantes em filmes e redator de  revista, além de repórter da mesma revista.
Iniciou sua carreira de ator no filme (inacabado) de Orson Welles, “It’s All true” em 1942, atuou em “Carnaval no Fogo” de 1949 (gênero musical e chanchada), ganhando o título de galã do cinema brasileiro. Um filme que atuou e que se tornou um grande sucesso foi “Tico-Tico no Fubá” de 1952.

Sua estréia como diretor se deu com o filme “Absolutamente Certo” de 1957. Ainda como diretor ganhou a Palma de Ouro pelo filme “O Pagador de Promessas” de 1962 (o filme abocanhou vários prêmios internacionais e foi considerado pelo cinema nacional o seu maior representante).

Comenta-se que por causa de sua ascensão mundial por este filme, e divergências ideológicas o Cinema Novo (movimento inspirado pelo Neo-Realismo dos cineastas italianos), entrou em conflito com Anselmo Duarte, que se sentiu perseguido pelo movimento.

Devido ao seu evidente talento, tanto como ator, diretor e roteirista a lista de suas atuações nessas categorias é extensa, citaremos algumas para ilustrar sua extensa obra:

  • Não Me Digas Adeus (1947);
  • Carnaval no Fogo (1949);
  • Pinguinho de Gente (1949);
  • Aviso aos Navegantes (1950);
  • Tico-Tico no Fubá (1952);
  • Sinhá-Moça (1953);
  • Absolutamente Certo (1957);
  • As Pupilas do Senhor Reitor (1961);
  • O Pagador de Promessas (1962);

Para conferir a lista completa das atuações de Anselmo Duarte, clique no link abaixo:

Em 2009, Anselmo Duarte faleceu devido a um acidente vascular cerebral, o cinema nacional perdeu um dos maiores contribuidores para a história da arte brasileira, que usava o cinema como veículo para expressá-la, sem dúvida alguma.




Referências Bibliográficas:

·        ANSELMO DUARTE – disponível em: http://www.infoescola.com/biografias/anselmo-duarte/
           Acessado em Out./2010;

·        LIMA, Roberval; FORTUNATO, Sandro; CASTRO de Anahí, NÍNGUÉM SEGURA ESSE RUSSO LOUCO (entrevista), disponível em:
    Acessado em Out./2010;

·        ANSELMO DUARTE - disponível em:
    Acessado em Out./2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário