Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de julho de 2014

MACHADO DE ASSIS, UM PASSADO MUITO PRESENTE



Embora já se tenha passado mais de um século de sua morte, Machado de Assis é amplamente homenageado devido à sua grande contribuição literária. Poucas figuras do cenário brasileiro se destacaram tanto, dentro e fora do Brasil quanto o escritor, que é considerado por muitos como o maior escritor brasileiro de todos os tempos.

Na época firmou-se como grande romancista literário, mas sua vasta obra inclui poesias, peças de teatro,crônicas e críticas literárias. Ao escrever suas belíssimas obras, Machado de Assis, usou todo seu conhecimento intuitivo (pois não frequentou a escola regular) e a sua realidade para reproduzir obras de ficção que expressaram seu espírito extremamente criativo.
O artista quando cria suas obras é fortemente influencia-
do pela sociedade que o cerca, uma estrutura histórica-cultural que o afeta profundamente. O homem é um complexo criador e simples ao mesmo tempo, pois transforma em palavras seus sentimentos, sonhos, emoções que agitam seu mundo interior numa atitude intensa e pessoal.

Joaquim Maria Machado de Assis enfatizava o aspecto do homem como um ser impulsionado pelos instintos, cujo comportamento resulta da pressão do ambiente. Ambiente que o escritor vivia e absorvia para representar a vida humana em um retrato fiel e objetivo, denunciando a hipocrisia da época.

Se Machado de Assis vivesse atualmente, com certeza teria inspiração suficiente para criar obras tão espetaculares e inquietantes quanto as que criou.

Apesar de ter reconhecimento internacional, aqui no Brasil suas obras não atingem a grande massa da nação brasileira, onde o hábito desse tipo de leitura não é o ideal. Seus livros são leituras obrigatórias em cursinhos
preparatórios para vestibulares, que sempre dão uma atenção especial às obras de Machado de Assis.

Atualmente há algumas pessoas que defendem que os termos e palavras adotados pelo autor são muito difíceis e que seria necessário "simplificar" suas obras. 

Mas em toda obra literária há toda uma sutileza, espírito e estilo do autor, que seriam perdidos caso se modifique um texto original.
No entanto, é possível trabalhar com textos originais de clássicos como os livros de Machado de Assis, desde que as pessoas tenham seu interesse despertado.

É notório que pessoas com bom nível cultural formam uma sociedade mais organizada, possuem mais conhecimento e informação. Costuma-se dizer que um povo é avaliado e reconhecido pela sua cultura.

Todos nós temos a missão de manter acesa a chama e o interesse pela leitura. Pois quando acendemos uma luz, iluminamos tudo e todos ao redor. Uma nação precisa ter sede do saber. 
Por que isso é tão importante? 
Porque o ser humano assume com isso, uma atitude de respeito e desenvolve uma visão crítica, ao mesmo tempo em que seu crescimento evolui.

Adquirindo a consciência de que se ao tornar um cidadão consciente e crítico,estaremos aptos a participar do processo de construção da sociedade de nosso país.




Crédito da imagem:




2 comentários:

  1. Bela postagem, Claudia. Foi um grande jornalista, político e escritor. Machado de Assis.
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Haydée! Espero que esteja bem, como você bem disse Machado de Assis foi um grande contribuinte para nossa literatura. Um grande abraço a todos!

      Excluir