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sábado, 9 de fevereiro de 2013

PLANEJAMENTO: POR QUE PLANEJAR?






Durante toda nossa vida, torna-se necessário realizar planejamentos iniciais, para definir objetivo a serem alcançados, isto é, planejar é antecipar o que deve ser feito, ou seja, um plano é uma linha de ação pré-estabelecida.

Nesta pesquisa abordaremos o planejamento como prática escolar, que é a etapa mais importante de um projeto pedagógico.

A prática do planejamento na educação deve ser conduzida como um modo de prever os objetivos específicos para serem alcançados, especificar os conteúdos, conhecimentos e habilidades que serão utilizados para atingir o fim desejado, para o professor o planejamento é necessário e vital, mas não podemos confundir planejamento com projeto.

Um planejamento envolve todos os elos da cadeia do corpo docente, para discutirem e proporem ações conjuntas e definirem a programação para todo o ano letivo. Quanto mais trocam experiências, mas há um aprofundamento dos temas propostos, nessas reuniões são tratados os objetivos gerais.

Um bom exemplo de planejamento é o plano de aula, que tem o objetivo de organizar o processo de ensino e de aprendizagem.

Em um plano de aula deverá constar um assunto, por exemplo: a Didática e a sua importância na formação de professores. Um assunto indica a necessidade e a justificativa da proposta de trabalho.

O objetivo a ser alcançado é perguntar-se: o que eu quero com este trabalho. Sabendo disso, o professor terá uma visão mais clara do conteúdo que irá ser trabalhado dentro de uma metodologia que englobará os procedimentos de ensino, técnicas que serão utilizadas, e o caminho que irá seguir para o desenvolvimento do assunto a ser tratado.

O desenvolvimento de sua proposta deverá respeitar um tempo: hora para começar e hora para acabar, para que nada fique sem discutir e não paire nenhuma dúvida.
A utilização e a escolha dos recursos são de extrema importância, com uma pesquisa prévia o professor poderá optar por recursos audiovisuais, materiais diversos para promover uma aula interessante e produtiva. Sempre averiguando as possibilidades da instituição de ensino.

A avaliação será a forma que o professor irá avaliar a performance dos alunos, sempre em benefício da aprendizagem do aluno, seria interessante abrir espaços para os alunos expressarem suas opiniões sobre as atividades desenvolvidas, será uma avaliação para o professor também, pois servirá para aperfeiçoamentos futuros.

É muito importante ter em mãos, a bibliografia dos temas tratados, pois o professor poderá indicar o material de apoio a seus alunos, para se aprofundarem um pouco mais sobre os assuntos.
A tarefa do educador não é nem um pouco fácil, exigindo-se que os professores se dediquem com muito afinco e responsabilidade antes de tudo, é imprescindível essa preocupação e organização, o envolvimento de todos será traduzido em resultados positivos de aprendizagem.

Ao preparar suas aulas seguindo todos esses cuidados, o professor proporciona que o aluno alcance o conhecimento, ao mesmo tempo enriquecendo seus conceitos e o envolvimento e participação no mundo como verdadeiros cidadãos.


BIBLIOGRAFIA

Aulas-textos do ambiente Virtual (www.unimesvirtual.com.br)





CRÉDITO DA IMAGEM:

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